![]() |
Segue a foto |
O estado também é o segundo com o maior número de cidades quilombolas do país. Ao todo, 32 municípios possuem habitantes que se autodeclaram quilombolas.
Alcântara (MA) é a cidade brasileira com a maior proporção de quilombolas. O levantamento apontou que 84,6% dos moradores que vivem na cidade que fica a 108 km de São Luís, cerca de 15.616 pessoas, se autodeclaram desta forma. Os dados levam em consideração quanto a população quilombola representa em relação ao total de habitantes da cidade.
Em abril deste ano, o Brasil pediu desculpas aos quilombolas e reconheceu que o Brasil violou os direitos à propriedade e proteção judicial das comunidades de Alcântara, durante o julgamento do caso na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Uma pessoa que se autodetermina quilombola tem, portanto, laços históricos e ancestrais de resistência com a comunidade e com a terra em que vive.
O Censo de 2022 mostra que:
O Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas. Isso corresponde a 0,65% da população total do país.
O Nordeste concentra quase 70% dos quilombolas, com grande destaque para os estados da Bahia e do Maranhão. Juntos, eles têm 50% dos quilombolas do país.
Mesmo com essa concentração, há quilombolas em todas as regiões do país e em quase todos os estados -- com exceção de Roraima e Acre.
Das 5.570 cidades do país, 1.696 têm moradores quilombolas (30,5%).
(G1-MA)
Comentários
Postar um comentário