Prefeitura de Caxias recebe visita técnica do Ministério da Saúde, OPAS, CONASS e hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein.
![]() |
Segue a foto |
Na ocasião também acompanharam os processos de planificação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Trezidela. Lívia Paiva, referência técnica da Planificação em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, falou sobre os pontos apresentados. “Nós apresentamos um panorama da etapa 1 de 2022 a etapa 4, onde mostramos os avanços que tivemos na Atenção Primária, como: melhorar o acesso, acolhimento, capacitação para os profissionais se sentirem mais seguros e autonomia do cuidado voltado aos transtornos em saúde mental. Foi um momento enriquecedor”, disse.
“Em Caxias, a Rede de Atenção Psicossocial, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, é uma realidade e a nossa intenção é de ampliar nossos serviços com Ambulatórios Especializados expandindo para nossa Atenção Primária à Saúde”, disse Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde.
A assessora do departamento de Saúde Mental, Álcool, do Ministério da Saúde, Márcia Oliveira, ressaltou que Caxias é um exemplo para todo país. “Fiquei muito encantada com o que eu pude ver e escutar em relação ao PlanificaSUS aqui na Região de Caxias. Agora vamos poder verificar de perto, dentro da UBS, a realização e a implementação da saúde mental aqui em Caxias, e isso está sendo de muita importância e valioso para todo o Brasil”, destacou.
Alzira Guimarães, assessora técnica do Hospital Beneficência Portuguesa, falou sobre a evolução de Caxias na Planificação. “Eu já venho acompanhando a planificação na Região de Caxias desde 2016, e o que a gente vem observando é uma evolução cada vez maior da organização de serviços. O que viemos hoje foi a integração da rede de cuidados de saúde mental dentro da Atenção Primária à Saúde, fazendo com que ela possa desempenhar o seu papel de organizadora da Rede de Atenção”, frisou.
O Prefeito Fábio Gentil, participou do momento e destacou a importância da Planificação. “Caxias continua desenvolvendo um grande trabalho, fazer saúde pública não é fácil, pois envolve um grande processo desde a Atenção Primária até a Média e Alta Complexidade. Trabalhamos aqui e conversamos com todos eles, onde relataram peças importantes a Caxias como a questão da Planificação, que nosso município exporta a mesma para as demais cidades e o Maranhão exporta para os estados através do município de Caxias”, finalizou.
Os profissionais também visitaram a estrutura do CEAMI, que também pratica a Planificação e é uma referência para diversos estados brasileiros.
(Ascom/PMC)
Comentários
Postar um comentário