Suplicy revela Parkinson e tratamento com cannabis medicinal.

Segue a foto
19/09/2023
O deputado estadual de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) revelou nesta terça-feira (19) que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele afirmou que, desde fevereiro, o tratamento para a doença tem sido feito com derivados da cannabis.

A declaração foi dada em audiência pública na Câmara para discutir a regulamentação da produção e uso da cannabis medicinal para fins medicinais e terapêuticos.

"Eu venho lhes dizer que, no final do ano passado, fui diagnosticado com doença de Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda e quero contar que, além da medicação convencional que tomei, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal desde fevereiro deste ano", afirmou.

Embora tenha tratamento, o Parkinson é uma doença que não tem cura. Um dos aspectos principais é a distonia (contração muscular). Segundo especialistas, as principais causas podem ser desconhecidas, genéticas ou relacionadas a acidentes e condições externas.

Suplicy disse, ainda, que, aos 82 anos, tem se sentido "muito bem".

"Continuo muito ativo, faço minha ginástica três vezes por semana das 7h15 às 8h15. [...] Quero ressaltar que a cannabis não é que sara. Mas ela traz uma qualidade de vida melhor para todas", acrescentou.

(G1)
Blog Rony Uchôa 
(Notícias & Ações Sociais)

Comentários