Casos confirmados de Covid-19 aumentam 132% em Teresina no Piauí, decreto municipal obriga uso de máscara.
![]() |
Segue a foto |
29/12/2023
O painel situacional da Covid-19 em Teresina registrou um aumento de 132% no número de casos confirmados na 51ª semana epidemiológica, entre os dias 17 e 23 de dezembro. A positividade dos casos subiu de 5% para 27% nessa semana, de 88 para 204 pessoas positivadas na última semana.
Os dados mostram que 33 pessoas estão internadas na rede de saúde pública ou particular da capital com Covid ou por causa da doença, até às 18h desta terça-feira (26). E que a demanda pelos testes tanto do RT-PCR quanto do teste rápido de antígeno aumentaram mais de 60% e 88%, respectivamente.
Ainda segundo o relatório do painel, nos testes rápidos a positividade aumentou de 33% para 40%.
A taxa de transmissão (R0) em que o ideal é menor que 1 e está em 2,1. Isso significa que uma pessoa infectada transmite para duas pessoas.
Uso obrigatório de máscara em Teresina
Um decreto do prefeito de Teresina, Dr Pessoa, voltou a determinar o uso obrigatório de máscara em todos os serviços de saúde na capital, porém a obrigatoriedade do uso de em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação se manteve em decreto estadual desde janeiro de 2023.
O novo decreto do Dr Pessoa faz ressalvas as exceções previstas para crianças menores e indivíduos incapazes de manuseá-las adequadamente. Também será obrigatório o uso de máscaras por indivíduos com sintomas da Covid, teste positivo ou contato recente com indivíduo com a doença.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) ampliou o número de postos, que antes apenas era o do Teresina Shopping, agora mais quatro novos pontos vão funcionar até sexta-feira (29).
(Cidade Verde)
Blog Rony Uchôa
(Conteúdo de Notícias)
Comentários
Postar um comentário