Em Teresina no Piauí, Conselho Municipal de Saúde pede intervenção na FMS após retirada de equipamentos do HUT.

Segue a foto
28/12/2023
Após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta quarta-feira (27), o Conselho Municipal de Saúde deverá apresentar um pedido de intervenção na saúde pública da capital. 

Os conselheiros estão elaborando um documento que pode ser apresentado nesta quinta (28), a depender da decisão dos membros.

É o que informou o presidente do conselho, Rodrigo Maxwell, ao Cidadeverde.com. De acordo com ele, o conselho já vem acompanhando a situação de crise na saúde da capital, e afirma que chegou "ao extremo".

"Desde o ano passado que a gente vem recebendo denúncia do HUT, principalmente da falta de insumos, do mínimo, como gaze, luva, soro, e desse ano para cá, a questão de manutenção, como ar condicionado quebrado nas UTIs, e tudo mais. Agora por último, começamos a ter esses problemas de falta de pagamento com fornecedores, terceirizados que paralisaram, agora a questão do problema com equipamentos, raio x, e não só no HUT, mas na rede hospitalar como um todo. Situação grave que chegou ao extremo", disse.

Segundo o presidente, o conselho está concluindo um documento para pedir uma intervenção do Ministério da Saúde na saúde da capital. O documento, segundo ele, deverá constar de provas e informações que apontam problemas de gestão. O conselho levantou que a dívida da prefeitura com terceirizados e fornecedores soma mais de R$ 150 milhões. 

(Cidade Verde)

Blog Rony Uchôa 
(Conteúdo de Notícias)

Comentários