Em São Luís no Maranhão, é registrada a segunda maior inflação do Brasil no mês de maio, aponta IBGE.

Segue a foto
13/06/2024
Itens como batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial contribuíram para colocar São Luís como a segunda capital com maior inflação do país no mês de maio. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa terça-feira (11).

Segundo o levantamento, a capital maranhense apresentou a segunda maior variação percentual de preços no mês de maio, registrando 0,63%, ficando atrás apenas de Porto Alegre, capital gaúcha afetada pelas enchentes.

Na cidade com a inflação mais alta, somente alimentação e bebidas tiveram um aumento de 2,63%, enquanto os transportes subiram 0,74%. Goiânia foi a única cidade a registrar deflação, com uma queda de -0,06%.

São Luís iniciou o ano de 2024 com taxas elevadas de inflação, e em todos os meses até agora, a alta de preços ao consumidor na capital maranhense tem se mantido acima da média nacional. Nos primeiros cinco meses do ano, o índice acumulado atingiu 4,09%, superando a média do Brasil, que foi de 2,27%.

Até maio, São Luís possui a maior inflação acumulada de 2024 entre as 16 áreas territoriais onde o IBGE realiza o levantamento de preços ao consumidor. A menor inflação acumulada no ano foi observada em Rio Branco, com 1,40%.

(G1-Ma)

Blog Rony Uchôa 
(Conteúdo de Notícias)

Comentários