No Piauí, governo pede à (Alepi) autorização para empréstimo de R$ 150 milhões.

Segue a foto
18/06/2024
O governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei pedindo autorização para o governo contratar operação de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 150 milhões.

O empréstimo é para o programa Sertão Vivo - Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste, onde os recursos decorrentes da operação serão destinados ao apoio de projetos que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido Piauiense, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais.

Em mensagem encaminhada para os deputados, o governador afirmou que diante das mudanças climáticas, é necessário agir para diminuir problemas causados pelo clima. O governo espera reverter o declínio de produtividade, adotando tecnologias para captação, armazenamento e reuso de água, e estratégias de diversificação para fortalecer sua resiliência.
 
“O presente Projeto de Lei tem como objetivo viabilizar recursos para reduzir o impacto das mudanças climáticas e aumentar a resiliência das populações afetadas no Semiárido piauiense, beneficiando os agricultores familiares, prioritariamente os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) e indígenas, com focalização nas mulheres e jovens, através da aplicação de princípios e práticas que aumentem a resiliência dos sistemas de produção agrícola ao mesmo tempo em que restaurem ecossistemas degradados. Dessa forma, o projeto visa aumentar a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, proporcionando acesso à água e promovendo a conservação da biodiversidade e a redução das emissões de gases do efeito estufa", explicou o gestor.

(Cidade Verde)

Blog Rony Uchôa 
(Conteúdo de Notícias)

Comentários