No Maranhão, Tanques com ácido e pesticidas podem ficar até um mês submersos no Rio Tocantins - Uchôa News
![]() |
Segue a foto |
No Maranhão, Tanques com ácido e pesticidas podem ficar até um mês submersos no Rio Tocantins.
Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outros órgãos federais e estaduais participaram de uma reunião de crise nesta quinta-feira (26), onde debateram a situação dos tanques com ácido sulfúrico e pesticidas agrícolas que caíram no rio Tocantins após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins, que ocorreu no último domingo (22) e tem oito mortes confirmadas, além de nove desaparecidos.
De acordo com os órgãos, os tanques podem ficar submersos por até 30 dias e ainda há risco de vazamento dos materiais na água, mas o monitoramento diário aponta que não há indícios de contaminação relevante até o momento.
"É importante a gente manter o monitoramento e a cautela enquanto esse material estiver lá. Se ele (tanque) se romper ainda existe algum risco, que é pequeno, mas controlado. É preciso a gente atuar para eliminar totalmente o risco. (...) Se houver algum indício de vazamento, deve ser interrompido imediatamente o abastecimento de água", declarou Alan Vaz Lopes, superintendente adjunto de Operações e Eventos Críticos da ANA.
Uchôa News
(Conteúdos On-line)
Comentários
Postar um comentário