![]() |
Segue a foto |
27/08/2025
Um em cada quatro adolescentes do mundo poderá desenvolver obesidade ou transtornos mentais até 2030.
O alerta vem de uma nova análise da Comissão Lancet sobre saúde e bem-estar de adolescentes, publicada nessa terça-feira (20/5).
O levantamento, que atualiza a primeira edição lançada em 2016, mostra que pouco mudou em uma década.
Quase 1,1 bilhão de jovens seguem expostos a problemas de saúde que poderiam ser prevenidos ou tratados, como HIV, depressão, gravidez precoce, má nutrição e lesões.
Segundo os autores da pesquisa, a ausência de investimento e a falta de prioridade política deixaram os adolescentes vulneráveis a riscos antigos e emergentes, agravados por crises como a pandemia de Covid-19, mudanças climáticas e o avanço do mundo digital. "A saúde e o bem-estar dos adolescentes em todo o mundo estão em um ponto crítico.
Devemos priorizar o investimento na saúde dos jovens para garantir um futuro mais justoe saudável", afirmou Sarah Baird, copresidente da comissão e pesquisadora da Universidade.
George Washington, nos Estados Unidos, em comunicado. Com base em dados do Global Burden of Disease, o estudo projeta que, até 2030, 464 milhões de adolescentes estarão com sobrepeso ou obesidade - 143 milhões a mais que em 2015.
Em países da África e da Ásia, o número de jovens com excesso de peso aumentou até oito vezes nas últimas três décadas.
A previsão é de que um terço dos adolescentes de países de alta renda, América Latina e Oriente Médio estejam acima do peso até o fim da década.
🔔 Siga
@uchoanewsoficial
@oxente_maranhao
@projetosocialblogronyuchoa
Comentários
Postar um comentário